Você Tem Uma Missão? Então Você não tem Depressão.
Home / Geral /

Você Tem Uma Missão? Então Você NÃO tem Depressão

Você Tem Uma Missão? Então Você NÃO tem Depressão

Quantas vezes você já parou para pensar e descobriu que você vive a vida por viver? Que você não tem uma missão na vida? Que ao acorda pela manhã você percebe que você não tem um real motivo para se levantar da cama?

Se Você já se sentiu assim, de alguma forma, eu já fui parecido com você. Eu fui criado na igreja, meus pais são pastores. Eu amava vê-los aconselhando as pessoas, dando palavras de apoio e ânimo aos desesperados e aflitos. Quantas vezes vi pessoas chegarem com lágrimas nos olhos em casa e saírem com um rosto resplandecendo esperança.

Desde cedo me imaginava fazendo o mesmo, na verdade, eu não sei o porquê, mas amigos sempre me procuravam pedindo conselhos ou simplesmente para desabafar suas agonias. E eu os ouvia, não tinha muitos conselhos a dar, mas o simples fato de ouvi-los parece que os alegrava. Então coloquei no meu coração enquanto missão ajudar as pessoas. Eu queria ser como o meu Pai, um pastor que não simplesmente ocupava um cargo de liderança, mas que tinha como missão de Vida, amar, apoiar e ensinar as pessoas.

Aaand after a month, I am finally back from Africa. Zambia has been called the cradle of the orphan crisis. Of the 10 million people that populate Zambia, 2 million are AIDS orphans that are left to fend for themselves and their siblings alone. And we went—70 North American teenagers and young adults—to go and change the lives we could. We held a camp with 300 orphans: clothing them, feeding them, giving them a place to live. The thought of "white celebrities" coming to hug and play with them brought tears to their eyes. We loved children that never felt what it is like to be loved. My goal, is simply to attempt to give you the slightest taste of what we saw. The hearts that broke. The tears we shed. My goal is to give all of you a look into Zambia—a glimpse into the Heart of an Orphan. view on black ( http://bighugelabs.com/flickr/onblack.php?id=2644671002&size=large )

A Perca da Minha Missão.

Mas um dia algo trágico aconteceu com o meu pai, e isto aconteceu por ele ser Pastor, ele foi agredido por um irmão, alguém que ele ajudava, que ele amava e respeitava. Foram momentos difíceis para mim. Meu pai por saber realmente quem ele era e por ter uma vívida consciência de sua missão de vida ele não se deixou abalar, ele foi um sustentáculo para todos nós em casa superarmos aquela situação.

Porém tudo aquilo mexeu comigo, eu perdi toda a vontade de ser como ele, na verdade eu tinha pavor da chamada pastoral. Eu me imaginei como professor, ajudando alunos, mas como Pastor, jamais. Eu enterrei este sonho.

Os anos se foram, minhas lideranças viam um potencial em mim, algo que eu não queria enxergar. Quando falavam comigo sobre a possibilidade de crescer ministerialmente eu fugia, dava desculpas, dizia que eu era jovem demais para isso, que eu não era casado e por ai vai.

Até que um dia meu pai sofreu uma nova perseguição e desta vez eu entrei num estado depressivo. Eu era bancário, levantava da cama por levantar, por mera obrigação, não tinha um porquê. Fui procurar tratamento médico, mas as palavras da psicóloga pouca me afetava. Na verdade eu queria falar, eu queria explodir, eu queria colocar tudo para fora, mas não achava como. Desistir de ir as sessões, porque não houve avanço algum.

Isolado e triste, eu ia para igreja por mera religiosidade, mas não sentia mais Deus, parecia que ele havia esquecido de mim. Eu ouvia meus hinos numa solidão imensa, que fazia minha alma tremer de frio.

Eu conto mais detalhes desta história no livro Vencendo a Tristeza e a Depressão.  Mas por hora queria te dizer, que num destes dias eu fui a igreja e recebi uma palavra, que mudou a minha vida. Como Salomão diz no seu livro de Provérbios “Há palavras que ferem como espada, mas a língua dos sábios traz a cura”[1]

pc3b4r-do-sol1

A Cura Resgatou a Minha Missão

Neste dia meu pai pregou sobre um texto muito conhecido, sobre o sermão da montanha ministrado por Jesus. Ele se conteve em uma única frase, que sempre esteve lá, mas eu nunca havia colocado em prática, o texto dizia assim:

“Basta a cada dia o seu mal[2]

Aquela única palavra provocou uma transformação na minha vida, eu pedi a Deus, eu falei comigo mesmo, preciso viver segundo esta palavra.

“Aquela frase naquela noite foi dita diretamente para mim, apesar da igreja está cheia, eu sabia que era para mim, pois eu estava vivendo em dias que já haviam passado, todo o mal daqueles dias que eu havia vivido, estava sobre o meu ombro.

Então percebi que minha alma não agüentava tal peso e que o próprio Jesus veio me avisar naquela noite, que eu era capaz de suportar apenas o mal daquele dia, mas o mal de todos os outros dias iria me adoecer, então conversei com a minha a alma: “O que passou, passou, agora começa um novo dia, e basta este dia”. Era de noite, mas parece que tudo ficou claro para mim, como se aquele dia tivesse nascido naquele momento”[3].

Sabe aquele momento de dor que fez eu enterrar a minha chamada pastoral, deixou de me afetar. E meu pai com as suas palavras de sabedoria, voltaram a me influenciar novamente para reconsiderar a possibilidade de crescer ministerialmente. Novamente pude perceber quão verdadeira é a sentença dita por Salomão: “[As Palavras de Sabedoria] são vidas para os que as encontram, e saúde para todo o corpo”[4].

Foi então que eu deixei de fugir do meu chamado, a partir daquele momento eu não tinha mais medo de me enxergar como um agente de transformação, conforme os dias foram passando aquela paixão de infância de ser como o meu pai, foram aquecendo o meu coração, o que me levou a assumir a liderança dos jovens da minha igreja.

Quantas vezes aconselhei jovens que olhavam para a sua vida, sem propósito algum para seguir e eles passaram a queimar de paixão por uma missão de vida. Mas por um dia enfrentar a depressão e a vencer, passei a cuidar de muitas pessoas que enfrentavam esta situação.

growing-pains1

Desenvolvendo a Missão

Comecei a pesquisar e a escrever sobre o assunto, criei um site com palavras de ânimo e esperança, que começaram a provocar verdadeiros milagres na vida das pessoas.

Sendo que nas sessões de aconselhamento ou mentoring, foi possível desenhar um caminho simples ou descomplicado, pelo qual as pessoas poderiam seguir para que transformações poderosas acontecessem em suas vidas.

Este caminho são palavras cristãs, princípios bíblicos que quando colocados em prática trazem um poder transformador sobre as vidas dos que o ousam trilhar.
Protection

A Missão Te Protege

Certo dia uma pessoa deprimida que eu estava cuidando perguntou para mim: “- você mantém contatos com tantas pessoas depressivas e ansiosas, se envolve com elas, as ouve e isto diariamente: Não corre o risco de você ficar deprimido também?”

Eu respondi que não, pois o que me brinda de ficar deprimido, é o fato de possuir uma grande missão na vida, esta missão me deixa alerta, esta missão me faz pular da cama com o meu corpo vibrando, em busca de novos desafios.

Neste anos, trabalhando com pessoas, eu pergunto para elas, algo que as deixa paralisadas. Eu simplesmente pergunto: Qual a sua missão de vida? Elas não sabem o que responder, porque elas não tem um motivo pelo qual viver, não há um sonho pelo qual lutar, não há um propósito maior pelo qual correr. Elas vivem por viver.

Tenho escutados inúmeras histórias tristes e desanimadoras, que ao meu ver vem de uma falta de missão em suas vidas. Seja você um médico ou engenheiro que ama a sua profissão, mas infelizmente, parece que falta um sentido naquilo que você faz. Seja aquela mulher que abriu mão de sua profissão, deixou tudo de lado para cuidar dos seus filhos, mas depois de alguns anos, as “crianças” cresceram, tem suas próprias vidas, e você tem 50 anos de idade e se pergunta: “o que eu fiz da minha vida? Será que valeu a pena?”

Minha experiência diz, que não ter clara em sua mente, uma Missão de vida, pode ser um forte motivo para a depressão e a ansiedade. Quando não se tem uma Missão na Vida, não se vive no presente. As pessoas ficam em Standy-by esperando um momento da virada que nunca vem, ou elas vivem remoendo um passado, que já passou a muito tempo.

exercicio-fisico-na-3-idade-1

A Missão nos Faz Fortes

Quando não vivemos dentro de uma missão e nos conformarmos em ir levando a vida, deixando a situação atingir o limite, certamente o sentimento de vazio, mágoa, pessimismo, angustia, desânimo, falta de ação, baixo auto estima, sentimento de rejeição, solidão e até mesmo, problemas financeiros, serão uma constante em nossa vidas.

Mas quando vivemos dentro de nossa real missão, as dificuldades virão, os ventos podem até ficar fortes, o mar de repente pode se agitar, mas ficaremos desesperados.

Até mesmo se a morte vier nos confrontar, não ficaremos nos lamentando por não ter amado mais as pessoas a nossa volta.

E por falar em morte, hoje te pergunto qual seria tuas últimas palavras antes de sua morte. Aqueles 20 segundo finais? Pare e pense um pouco.

Se você tiver uma missão na vida, você falará dela neste últimos momentos.

O apóstolo Paulo está preso, não se sabe ao certo se ainda está em prisão domiciliar ou se está na Prisão de Mamertina em Roma, que até hoje é muito visitada por turistas, pois a tradição diz que Paulo esteve preso naquele lugar.

Apesar daquela prisão está em desuso nos dias de hoje, é possível perceber a situação degradante que os presos daquela cadeia viviam na época de Paulo.

Esta Prisão fica abaixo do solo, quando o turista desce as escadas, chega a uma sala redonda onde os soldados da guarda pretoriana estavam o tempo todo a postos. Mais abaixo ainda, havia apenas mais um buraco no chão, com cerca de dois metros de largura e uns quatros metros de profundidade. Um espaço apertado, escuro, de chão de terra batida.

Foi dali que Paulo ditou uma carta que era escrita por um visitante que ficava na parte de cima onde ficava os soldados. Esta Carta foi endereçada a seu filho na Fé Timóteo. Na carta dizia que ele já estava morrendo, que o tempo de sua parta estava próxima.

Sabe qual foi uma das suas últimas palavras:

Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé.

A sua missão estava cumprida. Por isso ele acreditava que receberia de Cristo uma Coroa.

Paulo não tinha tempo para murmurações, ele não tinha tempo para sentir pena de si mesmo, ele não tinha tempo para baixo autoestima. Porque ele tinha uma missão a cumprir e esta missão, fazia dele um Soldado de Cristo, que receberia uma grande Recompensa.

Um propósito pelo qual lutar, uma missão pela qual viver, nos faz guerreiros que não temem a própria morte, diante dela não temos medo, apenas citamos a nossa missão para nos encontrar com aquele que nos escolheu para cumpri-la.

Man building brick wall

A Missão Não Nos Deixa Parar

Agora olhe para Jesus naquela Cruz, seu corpo cansado, com feridas profundas. Suas costas haviam sido moídas pelos açoites, pessoas a sua volta, mostravam ódio e desprezo, era possível ouvir zombarias, poucos amigos, havia um sensação de solidão no Ar, até o Pai virou as “costas” para não ver seu filho naquela situação.

Ele tinha todos os motivos para uma revolta, ele tinha todos os motivos para apresentar uma grande lista de porquês diante de Deus. Seu corpo estava flagelado, sua alma estava em agonia e seu espírito em pedaços. A morte sorrateiramente se aproximava, ele percebeu que chegou a hora de entregar o seu Espírito ao Pai.

Sabe qual foi as suas últimas palavras: “Está consumado”. Foi me dada uma missão e eu a cumprir. As aflições desta vida não foram suficientes para me fazer abrir da minha missão.

Jesus foi obediente a esta missão até a morte e morte de cruz. Pelo que Deus o Exaltou e lhe deu um nome acima de todos os nomes.

Quando temos uma Missão, as aflições, a solidão, a ingratidão de amigos e parentes, as perdas emocionais e financeiras, não poderão nos fazer parar. Até diante da morte, seremos fiel para aquilo que fomos chamados.

Na carta escrita aos Filipenses Paulo em Cadeias diz: De fato continuarei a alegrar-me, pois sei que o que me aconteceu resultará em minha libertação”. Para Libertação ele usa a palavra Grega soteria, é o termo que usamos para nos referir a Salvação. Isto quer dizer que a libertação que ele esperava estava além do fato de meramente sair daquela cadeia, estava em um encontro pessoal com Cristo.

Quando temos uma missão, todas as coisas contribuem para o nosso Bem.

mulher-sorrindo

A Nossa Missão Nos Dar Alegria.

Certa vez li uma história, onde um viajante chegou em Roma e viu um homem trabalhando em uma grande construção. O Sol estava quente, havia mosquitos voando e perturbando aqueles trabalhadores.

O Viajante não se conteve e perguntou a um dos trabalhadores: – “o que você está fazendo meu Jovem?” Aquele rapaz imediatamente respondeu de uma forma grosseira e mal humorada: – “estou construindo esta parede não está vendo?”.

O Viajante então se aproximou de um outro trabalhador que assobiava alegremente enquanto trabalhava naquele sol escaldante e perguntou: “O que você está fazendo meu rapaz?” e ele com um sorriso no rosto respondeu: “estou fazendo uma linda Catedral”.

O Primeiro tinha uma tarefa, mas o segundo tinha uma missão.

A partir de hoje procure a sua missão, comece procurando em Deus.

 

Na paz,

 

Joazi.

[1] Pv. 12.18

[2] Mt. 6.34

[3] PASSOS, Joazi. Vencendo a Tristeza e a Depressão, 2014

[4] Pv. 4.22

Share this article

Comments

  • Anônimo
    março 31, 2016

    so sera possivel ao vivo? pois neste horario nao vou poder assistir.

  • Rafael Rufino
    março 23, 2016

    Amém joazi vc é um enviado de Deus que ele lhe der a cada dia força,e saude para vc continuar sua missão

    • março 23, 2016

      Obrigado Rafael pelas palavras, obrigado por se inscrever para o Webinário, lá a gente vai poder interagir ao vivo.

  • doracunha2014@gmail.com
    março 21, 2016

    Amém!Faz todo sentido viver em funcao de mim mesma é sem graca,qdo faco algo em prol de outros , a vida fica mais colorida .
    Entendi toda a mensagem Deus o abençoe e continue o inspirando.

    • março 22, 2016

      Dora, muito obrigado por seu comentário. Você é uma leitora muito especial para mim.

Leave a comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.